- 04/08/2022
- Mercado Imobiliário
Morar em Teresópolis RJ
Compartilhar
Morar em Teresópolis é viver em harmonia com a natureza e a qualidade de vida. Com uma grande quantidade de áreas verdes, a cidade de Teresópolis está localizada no topo da Serra dos Órgãos, cercada de lindas paisagens como rios e cachoeiras, somadas a uma rica flora e fauna locais, sendo muitas espécies pertencentes à Floresta Atlântica.
Teresópolis é uma cidade do Estado do Rio de Janeiro e os seus habitantes se chamam teresopolitanos. Ocupa uma área de pouco mais de 770 km², sendo aproximadamente 64 km² em área urbana, e sua população em 2021 era de 185.820 habitantes.
O nome Teresópolis, a "Cidade de Teresa", é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. A cidade possui diversos monumentos de valor histórico, como o Palacete Granado, o Palácio Teresa Cristina, a Matriz de Santa Teresa, a Igreja de Santo Antônio do Paquequer, o Palacete Granado, o Palácio Teresa Cristina, o Mirante da Granja Guarani e a Fonte Judith.
Cercado por montanhas e unidades naturais de conservação, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas, conta com ótima infraestrutura para o turismo. Também é sede do centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol.
Índice do Conteúdo
- História de Teresópolis
- Onde fica Teresópolis
- Como chegar em Teresópolis
- Vídeo de Teresópolis
- Turismo em Teresópolis
- Segurança Pública em Teresópolis
- Custo de Vida em Teresópolis
- Alagamentos em Teresópolis
- Educação
- Saúde
- Os melhores bairros em Teresópolis para se morar
- Ofertas de imóveis em Teresópolis
- O que fazer em Teresópolis
História de Teresópolis
A família imperial se encantou com as belezas naturais e clima desta bela região serrana, frequentando regularmente a região. As origens de Teresópolis datam, portanto, da primeira metade do século XIX. Embora a primeira descrição oficial tenha sido feita em 1788 por Baltazar da Silva Lisboa - que em seu relato descrevia a serra e também a Cascata do Imbuí - foi a partir de 1821 que a região começou a ser ocupada. Nessa época, o português de origem inglesa George March adquiriu uma grande gleba e transformou-a em fazenda modelo.
A fazenda ficava onde está, atualmente, o Bairro do Alto e era chamada de Santo Antônio do Paquequer ou, talvez, Sant'Ana do Paquequer. Assim, esse primeiro povoado se formou, ao longo do caminho que ligava a Corte à província das Gerais. Foi o início do desenvolvimento da agricultura, da pecuária e do veraneio da região.
O crescimento do pequeno núcleo se verificou no sentido norte-sul, época em que comerciantes vinham de Minas Gerais em direção ao Porto da Estrela, nos fundos da Baía de Guanabara, passando antes por terras de Petrópolis. Teresópolis era, então, um ponto estratégico de repouso. Só mais tarde é que o fluxo foi alterado para o sentido sul-norte, com a ferrovia que ligava a cidade ao Rio de Janeiro.
Lentamente o povoado foi se desenvolvendo, passando à categoria de freguesia - Freguesia de Santo Antônio do Paquequer - em 1855. Somente em 06 de julho de 1891, através do decreto de nº 280, do então Governador Francisco Portela, a freguesia é alçada à condição de município, passando a denominar-se Teresópolis, devidamente desmembrada do município de Magé.
Fonte: IGBE
Onde fica Teresópolis
Situada no interior do estado do Rio de Janeiro, na Serra Fluminense, está distante a cerca de 94,3 km a norte da capital do estado. Faz limite com os municípios de Guapimirim, Areal e São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis se situa a 24 km ao Norte-Leste de Petrópolis. Com 880 metros de altitude, Teresópolis é o lar do Parque Nacional da Serra dos Orgãos.
Como chegar em Teresópolis
Para quem vem de avião o recomendado é desembarcar no Aeroporto do Galeão, localizado no Rio de Janeiro, a cerca de 85 km. O Aeroporto de Santos Dumont tamém é uma opção, mas fica um pouco mais longe, cerca de 97 km.
Saindo do Rio de Janeiro e vindo de carro pegue a BR-040, chegando na cidade de Saracuruna entre na BR-493 e passando o município de Magé acesse a BR-116. O deslocamento dura aproximadamente 1h30 e conta com um pedágio.
De ônibus, saindo da Rodoviária Novo Rio, a viagem é feita pela Viação Teresópolis, o tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas.
Vídeo de Teresópolis
Turismo em Teresópolis
A cidade é conhecida como a capital nacional do montanhismo, atraindo praticantes de escalada e trilhas, aventureiros, mochileiros e fotógrafos para seus parques, especialmente o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O clima serrano faz de Teresópolis um dos destinos preferidos dos casais para uma viagem romântica no Rio de Janeiro, já que a cidade oferece ótimas opções de pousadas e restaurantes. Outro destaque na cidade é o turismo cervejeiro, já que a cidade faz parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro. Cada vez mais cervejarias nascem na cidade, que tem águas abundantes e até uma fazenda de lúpulo. Teresópolis conta com uma boa rede hoteleira, para todo padrão de gosto e bolso.
Saiba mais em Fui Ser Viajante
Segurança Pública em Teresópolis
Teresópolis é considerada segura, pois ficou em primeiro lugar no ranking das cidades mais pacíficas de 2017 segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA. Em 2019 apresentou a segunda menor taxa de homicídio no estado do Rio de Janeiro.
Segurança pública é um dos assuntos que faz parte das preocupações diárias da grande maioria dos brasileiros, especialmente daqueles que vivem no Estado do Rio de Janeiro. Muito se fala sobre sua evolução, mas as ferramentas para seu acompanhamento normalmente envolvem cálculos que podem ser difíceis ou questionáveis, pois trata-se de uma variável sujeita a sazonalidade ou outros fatores difíceis de se mensurar. O link abaixo para o artigo da revista apresenta um modo simples de acompanhar a evolução de indicadores de segurança através da construção de cartas de controle elaboradas a partir da observação dos dados de ocorrências policiais divulgados pelo Instituto de Segurança Pública para a cidade de Teresópolis. Como resultado observa-se crescimento, em 2020, do delito de estelionato.
Fonte: Revista Cadernos de Negócios
Custo de Vida em Teresópolis
O custo de vida em Teresópolis é, em geral, muito menor em relação ao Rio de Janeiro. A alimentação, baseados nos preços de supermercados, bares e restaurantes chega a ser em média 15% mais baixo que a capital.
Em relação a educação, os custos são ainda menores, por exemplo, a mensalidade na pré-escola na cidade é 22% mais barato que na cidade do Rio de Janeiro.
O custo com a moradia é outro ponto importante, e em Teresópolis o aluguel de um apartamento de 2 dormitório em bairros de destaque na cidade chega a custar quase 50% menos que um imóvel semelhante na capital.
Fonte: Custo de Vida
Alagamentos em Teresópolis
As enchentes estão entre os principais problemas ambientais encontrados no município, que no período das chuvas provocam alagamentos nas áreas mais baixas e populosas, além de deslizamentos de terra nos morros e encostas. A principal causa para este problema é a falta de políticas públicas eficientes, além da ausência de estudos de regularização fundiária. É comum encontrar construções de residências em encostas de morros e de diferentes classes sociais que variam de favelas a casas de alto padrão. Em contrapartida, recorrentemente são realizados programas de arborização nos principais logradouros, além do desassoreamento dos leitos dos rios, de modo a permitir o devido escoamento da água das chuvas.
Fonte: Wikipédia
Recentemente, em 22/02/2022, uma forte chuva que atingiu Teresópolis elevou o nível do rio Paquequer causando alagamento em diversos bairros da cidade. Os alagamentos foram registrados nos bairros do Alto, Ermitage, Várzea e em trechos da Rua Tenente Luiz Meirelles, entre os bairros de São Pedro e Bom Retiro.
Fonte: G1
Educação
Dados da amostra do censo demográfico de 2010 mostram que 36.790 habitantes frequentavam creches e/ou escolas públicas. Desse total, 1.702 frequentavam creches, 2.057 estavam no ensino pré-escolar, 2.449 na classe de alfabetização, 1.040 na alfabetização de jovens e adultos, 21.824 no ensino fundamental, 6.788 no ensino médio, 788 em cursos superiores de graduação e 143 na especialização de ensino superior. Já o total de habitantes que frequentavam creches e/ou escolas particulares no mesmo ano era 10.555, sendo que 525 frequentavam creches, 932 estavam no ensino pré-escolar, 329 na classe de alfabetização, 20 na alfabetização de jovens e adultos, 3.063 no ensino fundamental, 1.208 no ensino médio, 4.251 em cursos superiores de graduação e 227 na especialização de ensino superior. Além disso, 116.401 pessoas não frequentavam unidades escolares.
Em 2010, 96,2% das crianças entre sete e 14 anos estavam matriculadas em instituições de ensino, uma das piores taxas de escolarização do estado e país na ocasião. Ainda neste ano, dentre os habitantes de 18 anos ou mais, 53,07% tinham completado o ensino fundamental e 35,43% o ensino médio. Dentre os habitantes de 25 anos ou mais, 48,97% tinham completado o ensino fundamental, 33,35% o ensino médio e 12,30% o ensino superior. A expectativa de anos de estudo era de 8,82 anos, número abaixo da média nacional de 9,54 anos. A taxa de analfabetismo em 2010 era de 1,22% entre a população de 11 a 14 anos, 0,85% entre a população de 15 a 17 anos e 6,87% entre a população de 18 ou mais. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) médio entre as escolas públicas de Teresópolis era, no ano de 2019, de 4,9 (numa escala de avaliação que a menor nota é 1 e a maior nota é 10), posicionando-se acima da média nacional no mesmo ano que era de 4,73, sendo que a nota obtida por alunos do 5º ano do ensino fundamental foi de 6,0, do 9º ano do ensino fundamental foi de 4,8 e do 3º ano do ensino médio foi de 4,0.
O município contava, em 2020, com 33.468 matrículas nas instituições de educação infantil e ensinos fundamental e médio da cidade. Havia, ainda, 1.997 docentes distribuídos em 230 escolas. Em relação ao ensino superior, cabe ressaltar o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), fundado pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos em 1966 e o campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que oferece curso de graduação em turismo desde 2012. Teresópolis abriga também a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que conquistou reconhecimento do Ministério da Educação na implementação de política pública para redução do analfabetismo através da Medalha Paulo Freire em 2016.
Fonte: Wikipédia
Saúde
Em 2018 a rede de saúde de Teresópolis incluía em sua estrutura 14 unidades básicas de saúde, nenhum hospital especializado, 3 hospitais gerais, 2 postos de saúde e 2 centros de atenção psicossocial (CAPS). Há uma média de 2,4 leitos para cada mil habitantes no município, índice acima da média nacional que era de 1,95 em 2019. Em julho de 2021 o município contava com 462 médicos, de acordo com o DATASUS, sendo 8 anestesistas, 17 cirurgiões gerais, 144 clínicos gerais, 26 ginecologistas, 23 médicos de família, 39 pediatras, 2 psiquiatras, 1 radiologistas, 2 acupunturistas, 2 alergistas, 3 anatomopatologistas, 6 angiologistas, 1 cancerologista, 34 cardiologistas, 2 cirurgiões plásticos, 14 dermatologistas, 3 médicos do trabalho, 2 cirurgiões vasculares, 1 endoscopista, 2 hematologistas, 2 infectologistas, 1 mastologista, 6 nefrologistas, 11 neurologistas, 9 oftalmologistas, 1 oncologista, 20 ortopedistas, 6 otorrinolaringologistas, 1 patologista, 2 pneumologistas, 56 médicos residentes e 1 urologista.
Teresópolis não possui unidade própria hospitalar. Por este motivo, a responsabilidade hospitalar é repassada em sua totalidade para as unidades privadas de saúde, entre as quais destacam-se três: Hospital das Clínicas Costantino Ottaviano (operado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos), Hospital São José (operado pela Associação Congregação Santa Catarina) e a Beneficiência Portuguesa de Teresópolis. Também há a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nathan Garcia Leitão, que foi concebida para atendimentos de urgência 24 horas no bairro Bom Retiro e inaugurada em março de 2010.
Fonte: Wikipédia
Os melhores bairros em Teresópolis para se morar
A seguir listamos 5 bairros que são excelentes opções para viver em Teresópolis:
Várzea
No bairro da Várzea se concentram os serviços e comércios. Possui diversas construções históricas, como o Palácio Teresa Cristina e o Palacete Granado. Na área cultural se encontra o Museu Municipal do Esporte e a Casa da Memória Arthur Dalmasso, museu histórico e cultural do município de Teresópolis. As maiores opções de imóveis estão apartamentos e salas comerciais.
Alto
O bairro Alto possui boa infraestrutura, lá estão localizadas cinco importantes instituições de ensino: o Colégio São Paulo, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), a Escola Municipal Ginda Bloch, o Colégio Estadual Euclides da Cunha, e o Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO). Conta com pontos turísticos relevantes, como a Paróquia Santo Antônio de Paquequer, a Praça Higino da Silveira e a Feirinha do Alto. O bairro apresenta elevado índice de valorização dos imóveis e dispões de variadas opções de casas e apartamentos.
Barra de Imbuí
O bairro Barra de Imbuí possui ampla infraestrutura de comércios e serviços aliados a proximidade do centro da cidade. A região conta com o Colégio Estadual Campos Salles, a Fatec e a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. A avenida Presidente Rosevelt é a principal via do bairro.
Granja Comary
O bairro Granja Comary fez parte do loteamento da antiga fazenda de Carlos Guinle, que era chamada Granja Comary. Atualmente o bairro é muito conhecido por abrigar a sede da Seleção Brasileira de Futebol. Por ser um bairro nobre, o custo dos imóveis costuma ser elevado, assim como dos serviços e comércio ao redor. Também atrai turistas por conta do Lago Comary, do qual pode ser visto a Serra dos Órgãos, incluindo o Dedo de Deus.
Agriões
O bairro Agriões é um bairro nobre de Teresópolis. Possui uma população de 3.369 habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e possui o metro quadrado mais caro da cidade. Também conta com a maior qualidade de vida. Abriga a Prefeitura e a Câmara Municipal, além de outros prédios comerciais.
Ofertas de imóveis em Teresópolis
Tipos de imóveis
Com quantos quartos?
Fique dentro do orçamento
O que fazer em Teresópolis
Listamos abaixo algumas das principais atrações de Teresópolis, que é um destino completíssimo, com opções de lazer para todos os gostos e idades.
1. Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação situada no maciço da Serra dos Órgãos e administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É aberto para visitação permanente e é um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha. No parque você encontra tanto atividades bem tranquilas, ideal para crianças, como trilhas que exigem um bom preparo físico.
2. Mirante do Soberbo
Próximo à divisa de Guapimirim com Teresópolis, às margens da rodovia BR-116, avista-se o pico Dedo de Deus, um dos marcos da região, presente nas bandeiras do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Guapimirim, Magé e Teresópolis. É um dos principais cenários de Teresópolis, com a vista mais famosa da cidade.
3. Granja Comary
A Granja é um "cartão-postal" do Município de Teresópolis e atrai turistas pela bela paisagem do Lago Comary e os picos da Serra dos Órgãos, incluído o Dedo de Deus. O Lago Comary foi tombado como patrimônio histórico e cultural pela Prefeitura Municipal de Teresópolis. Também é muito conhecido e visitado por sediar o centro de treinamentos da Seleção Brasileira de Futebol.
4. Centro Histórico
Teresópolis possui um centro histórico com alguns lugares que valem a visita, entre os quais o Palacete Granado, atual SESC Teresópolis, um museu histórico da cidade, a Casa de Memória Arthur Dalmasso e o Palácio Teresa Cristina, que é a atual sede da prefeitura.
5. Feirinha do Alto
A Feirinha do Alto, Feirarte - Feira de Artesanato de Teresópolis, reúne artesãos de diversos ramos artísticos. Está localizada na Praça Higino da Silveira, no Bairro do Alto, em Teresópolis, e funciona aos sábados, domingos e feriados. Possui praça de alimentação e eventos artísticos.
6. Vila Saint Gallen
A Casa da Cerveja Therezópolis contém uma vila estilo germânica com capela, restaurantes, café, lojas e lindos jardins. O local muito agradável contempla várias opções de lazer, entre elas o Bier Tour, que é uma visita guiada sobre a produção, história, ingredientes e todos os processos de produção da cerveja.
7. Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis
O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município do Estado do Rio de Janeiro. O Parque está situado na porção noroeste do município, parcialmente inserido no Primeiro e Segundo Distritos e limitando-se com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. O Parque possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas onde se destacam as afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege muitas nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica.
Fonte: Wikiparques
8. Cachoeira dos Frades
A Cachoeira dos Frades é um dos cartões-portais de Teresópolis e recebe a maioria de seus visitantes durante o verão. O local está a cerca de 20 minutos do Centro de Teresópolis, no Vale dos Frades. Com queda de aproximadamente 10 metros de altura e uma piscina natural, a Cachoeira faz parte do Parque Estadual dos Três Picos.
9. Parque Estadual dos Três Picos
O maior parque do Estado do Rio de Janeiro abrange os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu. Melhor atração da reserva, o famoso trekking até os três picos desafia aventureiros. Dentro dos limites do Parque Estadual dos Três Picos encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade de todo o Estado do Rio de Janeiro, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 100 até os 2.316 m do Pico Maior. O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.
Fonte: INEA
10. Sobrado Histórico José Francisco Lippi
O Sobrado Histórico José Francisco Lippi fica à beira da Estrada Teresópolis-Friburgo, no km 15, onde abriga e divulga parte da História de Teresópolis: trajetória da vida do imigrante italiano José Francisco Lippi e o início do vilarejo Venda Nova – 3º distrito do município de Teresópolis. Hoje, além do Sobrado com documentos, fotos, móveis e ambientes do final do século XIX, também tem os jardins para passeios entre flores, frutas e pássaros. Ainda, a professora Regina Furtado abre as portas do Sobrado para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 13:30 às 17:30 hs. Para os demais dias é preciso agendar.
Fonte: Sobrado Histórico José Francisco Lippi